09/05/2011

O primeiro livro de receitas vegetarianas em língua alemã data de 1651

Curioso, certo? Quem nos informou foi a Cristina Torrão, ora aqui segue o email que nos enviou:

«Num museu da cidade alemã de Braunschweig, decorre, entre 1 de Abril e 10 de Junho, uma exposição sobre hábitos alimentares da Renascença. O que me chamou a atenção é que está exposto aquele que é considerado o primeiro livro de receitas vegetarianas em língua alemã, que data de 1651, escrito por Johann Royer, que era o jardineiro do duque Heinrich Julius de Braunschweig-Wolfenbütel. Chamou-me a atenção o facto de, já no século XVII, surgir um livro de receitas utilizando exclusivamente produtos vegetais, quando muita gente pensa que o ser vegetariano é uma moda recente, que contradiz a própria natureza. Mas já há séculos que pessoas se alimentam dessa maneira, um bom exemplo são também os monges da Idade Média, que, conforme a Ordem a que pertenciam, raramente, ou nunca, comiam carne. É também interessante verificar que a esperança de vida dos monges era, em média, muito mais alta do que a do resto da população.

Aqui vai o link para a exposição no museu Herzog Anton Ulrich, em Braunschweig. Não sei se será de alguma utilidade, pois todo o site está escrito em alemão:  http://www.haum.niedersachsen.de/live/live.php?navigation_id=24635&article_id=94769&_psmand=185 .»


Muito obrigada pela informação, Cristina! É, de facto, bastante interessante e curioso! Agora queremos saber a vossa opinião ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário