28/02/2011

A Fundamentação Sólida e o Índice Remissivo

Um dos aspectos apontados no livro Comer Animais é a sua forte fundamentação; das suas 336 páginas há umas quantas reservadas à documentação e justificação de conteúdos e outras tantas que nos facilitam a pesquisa de determinados temas, dado que está dotado de um índice remissivo.

Assim sendo temos:

- 336 páginas no total


- 265-321 - Notas
               > exemplo: página 9 Os americanos optam...Extrapolado com base em dados providenciados por The Encyclopedia of Edible Plants of North America (CT: Keats Publishing, 1998) de François Couplan e James Duke; «Edible Medicinal and Useful Plants for a Healthier World», Plants for a Future, http://www.pfaf.org/leaflets/edible_uses.php (acedido em 10 de Setembro de 2009).


- 323-332 - Índice Remissivo
              > exemplos: aborto como analogia, 21
                                 agropecuária e o aquecimento global, 47, 62
                                 crueldade da pecuária industrial, 45, 184, 208, 224, 225-27
                                 direitos dos animais, 74, 75, 76, 79, 218


Deste modo, temos respostas às perguntas: "De onde é que o autor tirou isto?" ou "Onde é que o tema X é abordado?".


É, então, demonstrado todo o cuidado e rigor que o autor, Jonathan Safran Foer, aplicou ao seu livro, fazendo da sua publicação uma obra sólida e bem alicerçada.

25/02/2011

Passatempo terminado!

E temos uma vencedora: Ana Marília Domingos!

O que é que o teu cão sabe de ti que mais ninguém sabe?

Resposta:
Que eu nasci duas vezes.
A primeira, quando vim ao mundo.
A segunda, quando ele entrou no meu mundo.

Muitos Parabéns! Solicitamos o envio dos dados (nome e morada) para o e-mail blogcomeranimais@gmail.com.

Agradecemos ainda aos outros participantes!

24/02/2011

Dá que pensar...

A agropecuária tem uma contribuição 40% superior à de todos os transportes mundiais combinados para o aquecimento global; é a principal causa de alterações climáticas. [página 47]

23/02/2011

E que tal...?

Para amanhã: Que tal preparar um Creme de Beterraba e, para a tarde, um Bolo Vegetal de Especiarias?

Vejam como se faz aqui.

Entretanto, queremos as vossas sugestões/truques/receitas! Enviem para blogcomeranimais@gmail.com.

21/02/2011

PASSATEMPO: Um miminho para vocês

Hoje, a Bertrand oferece um miminho aos nossos seguidores.

Não é habitual um livro de ficção ter como narrador um animal que não um humano – mas há excepções absolutamente notáveis. E esta é uma delas. A Vida e as Opiniões do Cão Maf e da Sua Amiga Marilyn Monroe, do menino bonito das letras britânicas Andrew O’Hagan, vai deliciar todos os amantes de animais.




Em Novembro de 1960, Frank Sinatra ofereceu um cão a Marilyn Monroe. O seu nome era Maf. Tinha instinto para as celebridades. Para a política. Para a psicanálise. Para a literatura. Para a decoração de interiores. E sobretudo para a sua dona, a estrela mais brilhante de Hollywood. Acompanhou-a durante os seus dois últimos anos de vida e viu tudo. Ela levou-o a conhecer o presidente Kennnedy, a restaurantes, a entrevistas, a galerias de arte. Ao México, para o seu divórcio.
Com estilo, brilhantismo e panache, Andrew O’Hagan desenhou um retrato original da mulher por detrás do ícone, e do cão por detrás da mulher.

















«Que cão, que vida… Esplêndido» Sunday Times
«Maravilhoso» Sunday Telegraph
«Encantador» Daily Telegraph
«Um tesouro» Toronto Globe and Mail
«Um milagre» Edna O’Brien
«Absolutamente delicioso» Herald

«O’Hagan superou-se a si mesmo com este romance, que traça a tragédia e a mesquinhez da fama através do olhar de um cão. As outras personagens não humanas, desde gatos poéticos até percevejos russos e ratos espertalhões, são uma delícia» The Bookseller


E como podem ganhar um exemplar?
Basta responderem à pergunta: O que é que o teu cão sabe de ti que mais ninguém sabe?
A resposta mais original ganha um exemplar de A Vida e as Opiniões do Cão Maf e da Sua Amiga Marilyn Monroe.
Enviem as respostas para o e-mail blogcomeranimais@gmail.com. Passatempo válido até dia 25 de Fevereiro às 13h ! O vencedor será anunciado aqui no Blog.

Boa Sorte!

16/02/2011

Mais uma 5ª - feira Vegetariana

Já estão publicadas receitas para a 5ª - feira Vegetariana. E para que vos abra o apetite, temos:

Hambúrgueres de Vegetais com uma Salada de Vegetais, Arroz e Fruta;
para petiscar, Bola de Cebola

O que vos parece? Entretanto, mais uma vez, queremos as vossas dicas/receitas/sugestões! Basta enviarem-nas para blogcomeranimais@gmail.com.

10/02/2011

Novos conteúdos na 5ª - feira Vegetariana e dicas da Editora Sofia Ribeiro

Por motivos técnicos não conseguimos publicar receitas para a 5ª- feira Vegetariana; contudo, hoje deixamo-vos as dicas da Editora Sofia Ribeiro (responsável pela publicação do livro Comer Animais na Bertrand Editora).

Aproveitamos para alterar um pouco a nossa 5ª - feira Vegetariana: passaremos a publicar dicas (receitas simples), sugestões de receitas para fazer com os mais novos e alguns dias temáticos. Mas também precisamos das vossas receitas :) Não necessitam de ser menus completos, nem receitas descritas ao pormenor, podem contar-nos a vossa alimentação por um dia!

E prova disso são as dicas, na primeira pessoa, da nossa Editora Sofia Ribeiro (também disponível no separador 5ª - feira Vegetariana) :


Ao contrário do que sucede com outras pessoas que partilham as suas receitas criativas e sofisticadas aqui no blog, as minhas sugestões são para preguiçosos sem grandes talentos culinários! Ora aqui vos deixo então a minha ementa de há alguns dias.

Pequeno-almoço
Sumo de laranja fresco
Scones com doce de framboesa
Café









































Uma refeição rápida e ligeira

Batido de Manga
200 ml de leite de soja (o meu preferido é aquele fresco, que geralmente se encontra ao pé do leite de vaca nos supermercados)
½ manga

Bom, é só bater na liquidificadora…

























Bruschetta
1 fatia de pão
4 tomates-cereja
5 bolinhas de mozzarella
Azeite q.b.
Sal q.b.
Orégãos q.b.

Cortar os tomates-cereja ao meio e colocá-los, juntamente com as bolinhas de queijo, sobre a fatia de pão. Temperar com sal, azeite e orégãos. Levar ao forno, sob o grill, durante cerca de 5-7 minutos.






















E nada melhor que uma fruta entre as refeições e para tal é indispensável uma fruteira rica.



Por Sofia Ribeiro - Editora da Bertrand Editora

07/02/2011

Comer Animais na Imprensa Nacional

E aqui vos mostramos algumas das mais recentes críticas da Imprensa Nacional: Jornal I 02-02-2011 (por Ágata Xavier) | Revista LER de Fevereiro (Por Bruno Vieira Amaral).

[Clicar para ver maior]






02/02/2011

Novo partido quer incentivar portugueses a excluir carne da sua alimentação

A alteração dos hábitos alimentares dos portugueses, nomeadamente da carne industrial, a comparticipação de medicinas alternativas e a criação de uma polícia para as questões animais são propostas do futuro programa político do Partido pelos Animais e pela Natureza (PAN).

Os responsáveis do PAN, constituído este mês, apresentaram hoje em Lisboa a sua declaração de princípios e objectivos, que servirá de base ao programa político do partido, a aprovar no primeiro congresso, que deverá decorrer dentro de três meses.

“O PAN é um partido de causas, que abraça as três grandes causas – humanitária, animal e ecológico-ambiental -, considerando-as inseparáveis”, anunciou Paulo Borges, da comissão coordenadora do partido, que assume como um dos objectivos a luta contra “todas as formas de discriminação e violência contra os animais, combatendo o especismo como parente próximo do esclavagismo, racismo, sexismo e classicismo”.

O novo partido quer consagrar na Constituição da República a “senciência dos animais (capacidade deste sentirem) e o seu direito à vida e ao bem-estar” e alterar o Código Civil, “onde são reduzidos ao estatuto de coisas”, e defende, para já, “uma efectiva aplicação da lei existente e a punição dos seus infratores”, propondo a criação de uma “unidade policial especificamente voltada para as questões animais”.

O partido sugere a realização de uma campanha educativa “no sentido da progressiva alteração dos hábitos alimentares dos portugueses, em particular o consumo de carne industrial”, alertando para o impacto negativo da pecuária intensiva sobre a saúde pública e o ambiente, nomeadamente na desflorestação e maior emissão de gases que contribuem para o aquecimento global.

“Os animais são as grandes vítimas dessa aberração chamada indústria da carne, mas também somos todos nós, porque os animais que nós comemos são animais doentes”, afirmou Paulo Borges, acrescentando que, segundo “estatísticas recentes feitas nos Estados Unidos”, todo “o investimento de energia, de trabalho, de riqueza, de cereais e água que é feito para alimentar o gado bastaria para alimentar diretamente 800 milhões de pessoas”.

A redução das taxas sobre os produtos de origem natural, o aumento das taxas sobre os produtos da agropecuária intensiva, a obrigatoriedade de existência de opções vegetarianas nas escolas, cantinas públicas e restaurantes são outras propostas do PAN.

O partido quer “redignificar os professores”, considerando que a educação deve ser “um dos investimentos estratégicos” do Estado, em detrimento de “gastos com a defesa, exército e obras públicas de fachada”.

Na saúde, o PAN propõe a criação de um serviço público “eficiente e acessível a todos, que inclua a possibilidade de opção por medicinas e terapias alternativas”, e a sua comparticipação pelo Estado, tal como os medicamentos naturais.

A proibição de “todos os espetáculos que causem sofrimento físico e psicológico aos animais” e a “abolição total da experimentação” em animais são outros princípios defendidos pelo PAN, que pretende ainda a existência de hospitais veterinários comparticipados, a reestruturação dos canis e gatis.

Retirado de: http://www.destak.pt/artigo/86101-novo-partido-quer-incentivar-portugueses-a-excluir-carne-da-sua-alimentacao