25/01/2011

Dá que pensar...

 Os americanos optam por consumir menos de 0,25% dos alimentos comestíveis conhecidos no planeta. [página 09]


8 comentários:

  1. Falta de imaginação? Ou medo de novidades?

    ResponderEliminar
  2. Talvez falta de lucro fácil com a produção dos restantes alimentos...

    ResponderEliminar
  3. Muita gente receia que ao não comer carne e peixe esteja a prejudicar a saúde. Irónico, não é? Felizmente, até já os médicos aconselham os seus pacientes a reduzir drasticamente o consumo de proteínas animais. Falo por experiência própria. Também a Organização Mundial de Saúde admite que a redução do consumo de proteína animal aumenta consideravelmente a esperança média de vida.

    ResponderEliminar
  4. Exactamente Cristina, muitas vezes há receio de experimentar coisas novas, ou de arriscar e tentar fazer algo diferente, com outros ingredientes. O livro remete para essa situação, faz uma "provocação" levando-nos a repensar os hábitos alimentares, em alternativas que temos muitas vezes ao dispor e que nos passam ao lado.

    ResponderEliminar
  5. Sandra, de facto tocou num assunto bastante sensível (tocou na ferida, como se costuma dizer), há muitas questões económicas e empresariais à volta deste tema, pelo que haverá sempre uma luta constante e diversos pontos de vista.

    ResponderEliminar
  6. Realmente, Sofia, é verdade, há muito receio na decisão de se deixar de comer carne e peixe. Em relação à redução, é um pouco o que diz Jonathan Safran Foer que aconselha a diversidade alimentar, a redução dos alimentos de origem animal pois, a logo prazo, poderá não ser sustentável.

    ResponderEliminar
  7. Exacto. Não só não é sustentável, como é prejudicial para a nossa saúde e eticamente inaceitável. Mas, no fundo, são estes precisamente os argumentos do Foer.

    ResponderEliminar
  8. Precismente! São alguns dos argumentos que o autor, Jonathan Safran Foer utilizar no livro.

    ResponderEliminar