30/12/2010

Resolução de Ano Novo!

Olá a todos!

Com 2010 a acabar, está na hora de pensarmos nas Resoluções de Ano Novo! E o Blog Comer Animais propõe:

> 5ª-Feira Vegetariana! Em que consiste? Todas as 5ª-feiras propomos, para os não  vegetarianos, que não se coma nem carne nem peixe (ou derivados), ou seja, teremos pelo menos um dia por semana totalmente vegetariano! E para tal, mais uma vez, queremos as vossas receitas que vão desde o pequeno-almoço aos lanches e ao jantar. Alinham?


Votos de um Próspero Ano Novo,

O Blog Comer Animais

5 comentários:

  1. Alinhamos sim!
    Bom Ano Novo

    ResponderEliminar
  2. Eu não sou vegetariana, mas como muito pouca carne e há vários anos que não como nenhuma, um ou dois dias por semana. Confesso, no entanto, que como peixe nesses dias, o que também me deixa pensativa. Não gosto de ver programas sobre pesca e pescadores, onde mostram os peixes a agoniar nos barcos, depois de serem retirados da água.

    Quanto ao leite, seus derivados e ovos, na Alemanha, onde moro há 18 anos, há já muitas quintas e aviários biológicos, em que os animais são tratados com dignidade. Não lhes é infligido sofrimento e andam ao ar livre, o que me leva a consumir esses produtos de consciência mais leve.

    Ficarei atenta ao blogue e às receitas :)

    ResponderEliminar
  3. Olá Cristina!

    Antes de mais, obrigada pela partilha da sua experiência ;)

    Em relação à questão que a deixa pensativa, sugerimos que vá à secção "Receitas" que contém receitas vegetarianas e veganas (óptimas, por sinal!); e para facilitar, temos ainda a secção "5ª - feira Vegetariana" onde consta um menu completo para um dia totalmente vegetariano - uma sugestão proposta aqui no Blog.

    Quanto aos produtos biológicos, normalmente temos de nos informar bem, pois nem sempre seguem a definição de tal. É um dos temas abordados no livro (com argumentos controversos).


    Ao longo do tempo, iremos acrescentar informações com base no livro Comer Animais e adicionar receitas (contamos com as sugestões de todos); venha espreitando ;)

    Até breve,

    O Blog Comer Animais

    ResponderEliminar
  4. Olá,
    Iniciei a leitura deste livro logo após o Natal. Estava na minha lista...Em tempos tinha abolido a carne de animais terrestres do meu prato, recorrendo ao peixe em alguns momentos. Quando pensei em ter o meu segundo filho, voltei a comer carne... sempre a pensar que não me agradava totalmente a minha decisão. Concluo que fui uma semi-vegetariana pouco convicta, tal como o autor do livro se descreve no início. Recebi o livro, e no início do ano novo tomei a decisão. Radical, mas desta vez nem peixe como. Estou convencida que foi a melhor opção. E se precisarmos de argumentos, este livro fornece-nos inúmeros que nos ajudam a decidir com toda a facilidade. Deixamos de ter desculpa. Já agora, se quiser partilhar receitas onde o posso fazer? Até breve
    Teresa Petrini Reis

    ResponderEliminar
  5. Olá Teresa,

    Agradecemos a iniciativa de expor a sua experiência ;)

    De facto, o livro fornece-nos informação, não nos incita directamente ao vegetarianismo ou outra opção. Um dos objectivos é que se fique a saber todo o processo para que nos seja possível ter determinados alimentos à mesa. Ainda assim, o mais importante é cada um absorver as informações à sua maneira e, caso despolete alguma acção/mudança de comportamentos, que sejam como o caso da Teresa, que fique convicta e que se sinta bem com a sua decisão.

    Para a partilha das receitas, solicitava que as enviasse para blogcomeranimais@gmail.com, para depois as publicarmos tanto na secção "Receitas" como na secção "5ª - feira Vegetariana" (depende para que secção quiser contribuir). Será colocada a autoria da Teresa ou remeteremos para algum site/livro/outro que a Teresa queira.

    Cá esperamos as receitas ;)

    Até breve,

    O Blog Comer Animais

    ResponderEliminar