21/12/2010

Bem-vindos!

Olá, sejam todos muito bem-vindos ao blog Comer Animais!

Pretende-se um espaço de debate, troca de ideias e informações. Como base temos o livro Comer Animais de Jonathan Safran Foer, editado pela Bertrand Editora.

Irão ser lançadas algumas temáticas e, para iniciamos o blog, aqui fica a deixa:



>Porque é que se tornaram vegetarianos? (exemplo: Opção Ideológica ou Espiritual/Religião/Influência de Outros/Experimentar outro tipo de comida/Questões de Saúde...)



>E, já que a época assim o dita, queremos sugestões de receitas para um Natal Vegetariano! Enviem as vossas sugestões para o nosso e-mail: blogcomeranimais@gmail.com. Nós já seleccionámos algumas, não deixem de ver!


Cá esperamos as vossas opiniões!

18 comentários:

  1. Gostei bastante do livro e fiquei muito surpreendida com a posição do autor. Permite-nos tirar as nossas próprias ilacções sem radicalismos desnecessários. É um ponto de partida apaziguador e demonstra um grande trabalho de investigação sobre a matéria em causa.
    Definitivamente reforçou a minha opção de permanecer vegetariana caminhando a passos largos para o veganismo.
    Excelente iniciativa quanto à criação deste blogue a partir do livro.

    ResponderEliminar
  2. Olá borboleta africana,

    Ainda bem que gostou, realmente o livro tem recebido críticas muito positivas! E uma das razões é precisamente não recorrer ao radicalismo mas informar, tendo por base uma sólida fundamentação.

    Agradecemos, desde já, o feedback!

    Não quer partilhar por que se tornou vegetariana?

    Entretanto, reparámos que publica deliciosas receitas no seu blog, não quer contribuir para a nossa sugestão: Natal Vegetariano? Basta enviar-nos que nós colocamos no separador "Receitas"! E, claro, fazemos referência ao blog ;)

    Cá aguardamos!

    ResponderEliminar
  3. Pessoalmente tornei-me vegetariana essencialmente por questões ideológicas. O vegetarianismo pretende alertar para o erro do ser humano em pensar que é o ser mais inteligente à face da Terra e que por isso tem o direito de destruir e comandar tudo a seu favor. Mas há coisas que ele não pode nem deve tentar controlar, como a Natureza.

    Quanto a receitas há várias no Centro Vegetariano. Aproveito para aconselhar que se dê preferência em publicar receitas vegan, pois tanto o leite como os ovos e todos os derivado contribuem para o financiamento do sofrimento animal.
    Aproveitem as receitas dos menus vegetarianos em votação e votem também (publicitando um pouco, o meu menu é o 3). :)

    Felicidades :)

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pelo blog!
    Sou vegetariana desde 2004 e descobri todo um novo mundo de sabores e riqueza nutricional. Quem quiser pode ver as fotos de algumas receitas minhas: http://www.facebook.com/album.php?aid=2032489&id=1493653420&l=78c40972e7

    ResponderEliminar
  5. Olá Patri,

    Antes de mais obrigada pela particiapação ;)

    Quanto às receitas, já temos algumas do Centro Vegetariano no separador "Receitas", incluindo algumas veganas. Acrescentámos também o link de onde podem retirar mais ideias deliciosas!

    Já agora, não quer partilhar connosco o seu menu? ;)

    Cá esperamos!

    ResponderEliminar
  6. Olá Ana Soares,

    Obrigada! :)

    De facto, é todo um "mundo"!

    Estivemos a ver e parecem deliciosas! Não nos quer mandar as receitas e até as fotos para partilharmos no separador "Receitas"? [É só uma sugestão ;)] E, claro, referenciamos o facebook e a autoria da Ana.

    Aguardamos feedback!

    ResponderEliminar
  7. Olá!
    Obrigada; assim farei.
    Até breve!

    ResponderEliminar
  8. E, de facto, já estão publicadas algumas receitas da Ana Soares e respectivas fotografias, no separador "Receitas"!

    Não deixem de ver!

    Amanhã: Acção de Ano Novo, não percam!

    ResponderEliminar
  9. Olá, antes de mais muitos parabéns pelo livro, adorei e definitivamente obriga-nos a repensar as nossas escolhas. Pessoalmente, decidi tornar-me vegetariana depois de ter conhecimento da forma como se criam os animais que consumimos. vi um documentário sobre o assunto chamado "Earthlings" e nunca mais consegui comer carne. A forma como tratamos os animais que nos alimentam é simplesmente revoltante e de uma crueldade extrema. Fiz uma breve crítica literária ao livro no meu blog:

    http://amo-osanimais.blogspot.com/2010/12/critica-literaria-comer-animais-de.html

    Ana Domingos

    ResponderEliminar
  10. Olá Ana Domingos,

    Agradecemos a partilha da sua experiência e o envio do link :)

    É sempre bom ter o vosso feedback e, ainda melhor, é saber que adoraram! Já vimos a crítica e até estamos a pensar abrir uma secção para publicarmos as vossas opiniões!

    Até breve,

    O Blog Comer Animais

    ResponderEliminar
  11. Quem ama os animais não os come. Simples assim!

    ResponderEliminar
  12. Quando criança acreditava que comíamos animais que morriam de velhos, ou de doença (!), não queria mesmo acreditar que se matavam animais para comer. Ao longo da minha vida adulta, fui tentando abstrair-me do sofrimento animal. Há uns anos fui uma semi-vegetariana.Comia ocasionalmente peixe. Quando engravidei pela segunda vez, por falta de informação, voltei ao regime omnívoro. E é estranho quando vemos o nosso filho mais velho, chorar em frente a um talho, onde se percebem que ali estão carcaças de animais, nomeadamente coelhos. Como explicar isto? Eu engoli as lágrimas em criança quando vi matar um coelho, recordo-me disso, muito claramente. Senti uma vergonha enorme, um aperto no peito. E continuei a inventar para mim a desculpa, aquilo era uma excepção. Um dia o meu filho, para grande aflição minha, também presenciou esta situação, numa quinta de amigos de família, com criação de animais. Também inventei para ele uma desculpa. Fiquei furiosa por irem fazer uma coisa daquelas com crianças por perto! Posso dizer que era onmívora mas com muitas dúvidas e questões, sempre presentes dentro da minha cabeça. Questões éticas sobretudo, relacionadas com o sofrimento. Iniciar a leitura deste livro deu-me força e motivou-me a seguir o meu coração e a minha razão. Se respeito e reconheço sensiencia nos animais não posso contradizer-me, não posso inventar desculpas. O meu filho mais velho está muito atento a esta minha decisão e quer imitar a mãe :)! Obrigada pela partilha. Teresa Petrini Reis

    ResponderEliminar
  13. Glimpse, fez-me lembrar de uma coisa menos violenta, mas que também me marcou imenso em miúda. Eu era muito pequena e ia brincar ao parque com a minha avó. Um dia estava a dar de comer aos patos e percebi de repente que aqueles bichos eram exactamente os mesmos que depois comíamos no arroz de pato lá em casa. Nunca mais comi pato na vida, imagine! Nem sequer jantava à mesa quando a comida era pato (jantava outra coisa qualquer no sofá em frente à televisão), até que a minha mãe deixou completamente de cozinhar pato. Hoje ninguém na família come pato :)
    Enfim, é curioso como nos vamos habituando a comer os animais, até ao momento em que paramos para pensar seriamente no assunto.

    ResponderEliminar
  14. Teresa,

    Mais uma vez, obrigada pela partilha da experiência.

    Muitas crianças têm esse mesmo pensamento em relação aos animais que comem, pensam que tudo aconteceu por "causas naturais".

    Quanto à situação que se repetiu com o seu filho, são situações que podem deixar alguns traumas, dado que a criança "acorda" para a realidade e apercebe-se de forma brusca(nesta situação específica); a questão do talho, pode ser outra forma de a criança se aperceber do processo.

    Folgamos em saber que o livro a poderá ter esclarecido e ter-lhe dado a força de que necessitava para seguir a sua motivação e razão ;)

    Por fim, a título de curiosidade, sugerimos à Teresa que dê uma vista de olhos ao separador "Imprensa" pois está lá um artigo que a VISÃO publicou acerca de crianças vegetarianas (por vários motivos: saúde, opção).

    Até Breve,

    O Blog Comer Animais

    ResponderEliminar
  15. Ora e falando em situações que nos marcam, nada melhor que o exemplo que a Sofia deu. Muitas vezes as crianças apercebem-se com um "click"; começam a reparar em semelhanças, em nomes comuns e associam as informações.

    Dependendo da criança e da circunstância, há casos em que esta reage bem; contudo, por vezes, pode desencadear-se algum tipo de situação marcante.

    Sofia, agradecemos o comentário até porque serviu para elucidar o caso que a Teresa expôs :)

    ResponderEliminar
  16. Amigos,

    Continuo persistente e com força para continuar este percurso. Curiosamente, algumas pessoas que me "criticaram", agora já dizem e falam da minha escolha com uma tolerância diferente. Muitos ainda me perguntam "mas não sentes mesmo vontade de comer carne, quando vem aquele cheirinho de frango..." e "isso são modas, há muita gente que começa e depois desiste". Limito-me a sorrir, não discuto, não vale a pena, digo apenas que não sinto falta da carne, estou ainda mais saudável (não me constipei, não fiquei com tosse alérgica, como acontecia cada vez que me constipava) e não, tentações não existem, quando sentimos o sofrimento dos animais. É uma questão de consciencia, abertura de coração. A seu tempo mais chegarão a estas conclusões. Teresa Petrini Reis

    ResponderEliminar
  17. Teresa,

    Mais uma vez, obrigada pela partilha.

    Muitos vegetarianos e veganos também se deparam com a mesma situação. Felizmente, tem havido uma aceitação, embora de modo progressivo. No fundo, a Teresa fá-lo pelas razões certas - o sentir-se bem consigo mesma, tanto a nível de saúde, como psicologicamente, ou seja, para com a sua consciência.

    Aproveitamos para lhe pedir dicas, sugestões, receitas, informações que possam enriquecer o Blog Comer Animais.

    Até breve e aguardamos :)

    ResponderEliminar
  18. Olá :)
    Encontrei o Blog hj, quando procurava uma receita com soja biologica. Encontrei o empadão de saja e couve coraçao :)
    Ainda não li este livro, mas para mim bastou uma reportagem numa revista do Diario de Noticias, dada por Miguel Moutinho da Animal, sobre os aviários. Desde esse dia, em Março de 2007, nunca mais comi carne e o peixe 1 ano depois.
    E cada vez me convenço mais que é uma alteração positiva e que todos o deviam fazer.
    Vou continuar a seguir o Blog e se tiver uma boa ideia a partilhar, trago aqui!! :)
    Abraço
    Milu

    ResponderEliminar