20/04/2011

Nova versão de Couscous Apimentado

Quem é que ainda se lembra da receita Couscous Apimentado, enviada pela Ana Soares? Pois bem, desafiámos a Cristina Torrão a fazê-la e eis o resultado: uma variante desta receita - Couscous com Cogumelos e Pimento. De salientar que a Cristina lhe deu um toque pessoal, alterando alguns ingredientes e ficou, citando, «uma delícia!». Receita e fotografias enviadas pela própria. Muito obrigada, Cristina! Esperamos por mais :)



Couscous com Cogumelos e Pimento

Antes de passar à receita propriamente dita, informo que usei cogumelos shiitake, que comprei secos (é muito raro encontrá-los frescos) e demolhei durante cerca de três horas. Devem ser pesados depois de demolhados. Gosto muito dos cogumelos shiitake, são muito carnudos e aromáticos, com um sabor intensivo e uma boa fonte de proteínas. Também utilizei alguns champignons, podem-se, aliás, misturar várias qualidades de cogumelos. Na minha opinião, os cogumelos são uma boa alternativa ao tofu e à soja.


Ingredientes (para 2 pessoas):

250 g couscous
250g cogumelos
Meio pimento (utilizei vermelho, mas pode ser outro)
4 ou 5 pés de cebolinho
1 cebola
1 dente de alho
400 ml água
Salsa
Azeite
Molho de soja
Caril
Pimenta
Sal

Preparação:
Alourar a cebola e o alho em azeite, juntar os cogumelos (cortados, ou não, como se preferir; depende também do tamanho) mexer durante um minuto, sem deixar queimar. Juntar um pouco da água, o pimento cortado aos cubinhos, o molho de soja a gosto, temperar com um pouco de caril e a pimenta e deixar cozer em lume brando, durante cinco minutos. Juntar o cebolinho, também cortado, o resto da água, um pouco de sal e, assim que ferva, o couscous. Provar a calda e, se necessário, retocar os temperos. Desligar o lume, e deixar que o couscous absorva a água (de três a cinco minutos). Se ainda refogar muito, mexer, de vez em quando. Juntar a salsa picada e servir.

Delicioso!









E foi este o resultado! Caso façam esta receita, queremos a vossa opinião :)

Sem comentários:

Enviar um comentário